sábado, 29 de maio de 2010

TV Senado mostra situação das detentas nos presídios do Brasil


A TV Senado mostra, neste fim de semana, a situação das mais de 26 mil detentas dos presídios brasileiros, enfocando as dificuldades que enfrentam com superlotação e outros males comuns desses locais, e, principalmente, como conciliam a vida na prisão com a maternidade.

 
O Programa Inclusão traz entrevista com pesquisadora na área de sistema penitenciário e direitos humanos que estudou, por dois anos, a forma como vivem as mulheres encarceradas. A produção também viajou a Vespasiano (MG), região metropolitana de Belo Horizonte, para mostrar o primeiro presídio do país construído para abrigar detentas grávidas - o Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade da América Latina.

 
Lá não existem celas e as atuais 48 mulheres do centro e os recém-nascidos ficam em alojamentos sem grades, com camas e berços.

Também será exibido o documentário "Povo Marcado", realizado na Cadeia Feminina de Votorantim, no interior do estado de São Paulo, que mostra um projeto de rádio desenvolvido pelas apenadas. A direção do documentário é de Luciana Lopez e Werinton Kermes.

O programa é transmitido no sábado (29/05/10), às 2h30, 11h30 e 22h30, e no domingo, às 9h e às 17h.
Já o Espaço Cultural traz entrevista com a dupla Zé Mulato e Cassiano, mineiros que vivem em Brasília desde 1969 e fizeram carreira na capital. Os irmãos defendem o "jeito de ser" dos caipiras, que, em sua opinião, tem a ver com "autenticidade". Eles ainda cantam suas músicas mais conhecidas e apresentam os novos CD e DVD que marcam os 30 anos de carreira. O programa vai ao ar no sábado, às 14h30 e é reprisado à meia noite, na madrugada de sábado para domingo, e às 14h30.

Você pode assistir a TV Senado na sua TV a cabo (Net, TVC, Transcabo, Acom, TVA e outras), por meio de antena parabólica, pela internet (www.senado.gov.br/tv), por meio de sua TV por assinatura (canal 118 da Sky ou canal 17 da Tecsat) ou em canais UHF: 51 em Brasília, 53 em Salvador, 40 em João Pessoa, 55 em Recife, 43 em Fortaleza, 57 em Manaus, 36 no Gama e outras cidades do DF. Para mais informações sobre como sintonizar a TV Senado ou outros programas e horários de exibição visite o site (http://www.senado.gov.br/tv/) na internet.

Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado

Um comentário:

nivaldodelimasilva disse...

ainda resta uma esperança, que maravilha de projeto, parabéns as detentas, que tiveram a coragem de se expor, e com isso mostrar o que se passa neste mundo tão desconhecido a maioria das pessoas, sempre é tempo de recomeçar, não deixem que o passado, seja um impedimento, para se sonhar com um futuro melhor, creio que o ser humano, pode ser melhor, e se colocar Deus como fonte primeira, tudo se torna possível, termino com uma reflexão, que não sei o autor, por isso não posso dar o devido crédito,

"um dia há de encontrar-te contigo mesmo e só de ti dependera, ser a mais amarga de tuas horas, ou teu momento melhor."


que haja PAZ.