segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Deixe seu comentário e sugestões!

Documentário e
Programa de Rádio realizado dentro
da Cadeia Feminina de Votorantim/SP
.


..........Todos os comentários são enviados para as reeducandas.
..........A cada mensagem lida, elas demonstram a esperança de seguir em frente na reconquista de um espaço na sociedade e reafirmam que só precisam de oportunidades para o próprio aprimoramento e ressocialização.
..........Elas agradecem todas as sugestões e mensagens de apoio recebidas.
.
.
.

39 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho essa atitude muito legal, desejo tudo de bom para cada uma delas e que Deus derrame á glória dele sobre essas vidas.
Que elas continuem com essa força de vontade para mudar e para melhor.

Comunica disse...

Parabéns, meninas. Que experiência incrível! É muito importante que vocês tenham voz, possam reivindicar seus direitos. E o rádio é um veículo maravilhoso para isso. Lendo a história de vocês, lembrei da trajetória do radialista Mumia Abu-Jamal, nos Estados Unidos. Há 19 anos ele está no corredor da morte, condenado por ter matado um policial racista que agrediu seu irmão. Seria boa história para o programa de vocês. Gostaria muito de ouvir um programa. Vcs podem disponibilizar aqui no blog?

Forte abraço,
Juliana Cézar Nunes
jornalista
www.agenciabrasil.gov.br
www.irohin.org.br

Anônimo disse...

Olá Meninas, PARABÉNS!!!
Adorei a iniciativa e como a Juliana (Agencia Brasil) fiquei com vontade de ouvir os programas. Gostaria de sugerir a postagem dos programas em podcast ou quem sabe colocar a radio no ar, para tanto sugiro que procurem olhar em dois sites estudio livre (www.estudiolivre.org) que tem indicações de como montar rádios web, e também olhem no site do over mundo(http://www.overmundo.com.br/blogs/serie-de-livros-conquiste-a-rede-e-lancada-no-overmundo)
que tem inclusive uma coleção de livros "livres" falndo sobre comunicação e formas de publicar materiais na internet.
Se possivel por favor me informem qual tipo de equipamento voces utilizam na rádio pois eu acompanho um trabalho dentro da Penitenciaria Feminina da Capital onde as reeducandas querem reativar uma rádio que já existiu.
Grande abraço e fico no aguardo de contatos.
Luiz C. Melo
calvomelo@yahoo.com.br

Unknown disse...

Anderson Pereira da Silva.
Meninas parabéns pela nova conquista. Essa é uma de muitas conquista que Deus prepara para vocês dependendo da força de vontade de cada uma que unidas chegaram ao sucesso de uma vida melhor. Continuem assim, olho algumas fotos de vocês vejo que são muito bonitas, lindas demais prontas para superar qualquer obstáculo aqui fora haja o que houver.
LINDAS, BELAS FICAM COM DEUS!!!
UM GRANDE ABRAÇO!!!
andeformula1@hotmail.com

Anônimo disse...

Parabéns garotas. Eu também sou radialista e estudante de psicologia. Sei a importância deste trabalho. Legal vocês terem voz ativa, tanto para reivindicar os seus direitos, quanto para informar, interagir e aprender. O Rádio, antes de tudo, é fantasia, emoção e muita paixão. Adoraria conhecer melhor o trabalho de vocês.
Parabéns e muito sucesso!!!

ROBERTA disse...

Olá Meninas , enquanto fazia uma pesquisa na internet, descobri o blog de vcs e fiquei maravilhada, a iniciativa , a atitude ,a reação forte de ter voz ativa. estou impresionada e gostária de deixar aqui registrado. Iniciativas como esta merecem crescer,e crescer, promovendo o trabalho e(ou) desenvolvimento músical , e outras areas artisticas, espero que o trabalho prospere.. e tenham certeza que agora este é um endereço certo de visita que farei sempre na net, divulgarei ao maximo este trabalho,pois as boas idéias tem de ser conhecidas, e quem sabe propagadas ... desejo a vcs força , determinação sempre Parabéns...
Um grande abraço.
Roberta Helena
(Agente Cultural.

Anônimo disse...

eu acho essa atidude muito legal desejo tudo de bom para cada uma delas e que Deus derrame á glória dele sobre essas vidas.

Anônimo disse...

Parabéns, meninas. Que experiência incrível Eu acho essa atitude muito legal, desejo tudo de bom para cada uma delas e que Deus derrame á glória dele sobre essas vidas.
bjos DJALMA

LUÍS RODOLFO CORTEZ disse...

Continuem mostrando ao país, que vocês tem muito à falar. Mostrem a cada programa que só perderam o direito de ter voz e ter vez, mas que vocês ainda tem muito conteúdo. Desejo um enorme sucesso ao programa. Quem conhece a realidade de voces como eu conheço, só pode esperar programas cada vez mais interessantes. Um grande abraço do Dr. Cortez.

Anônimo disse...

Sou Dra. Ana Maria Lanatovitz, Presidente da Acrimesp/Guarulhos (Associacao dos Advogados Criminalistas de Sao Paulo), e, considero o programa Povo Marcado a maior inovacao social dos ultimos anos, parabens aos seus idealizadores. A mulher sempre a frente, somos criativas, mesmo em condicoes de dificil acesso, essa comunicacao com a midia e grandiosa, parabens mais uma vez. Caso necessitem de material para divigulgacao estarei a disposicao, me enviem e-mails. acri.guaru@ig.com.br

Anônimo disse...

Parabéns meninas! Continuem assim, lutando, porque infelizmente a nossa sociedade é ainda discriminatória. Preparem-se, estudem, falem tudo o que for de interesse para a melhoria de vocês, afinal estamos no séc. onde o direito de expressão é garantido.

26 de março de 2008

Anônimo disse...

Muito legal este blog! Parabens.

http://www.catalogodeadvogados.com.br/advogado-civil.html

Cia Real Funk disse...

legal parabens pelo trabalho de vcs, que cada uma possa refletir que existe um mundo melhor para cada um de nós basta ser nos apresentado, as dificuldades sao muitas no dia dia mais com fé em deus e persistencia chegamos la, um forte abraço para voces de seu irmão ROGERIO GONÇALVES RADIO TERERE´FM RIO BRILHANTE MATO GROSSO DO SUL

Coletivo O¹² disse...

Obrigado!!!!

Atravez do documentario soube do programa povo marcado... confesso me emocionei muito... tanto que esta emoção me fez sentar hoje aqui na frente seste computador e agradece-las, por esta ação que vocês estão fazendo e que pode mudar o sentido da minha vida por alguns segundos, durante alguns segundos eu senti um estranhamento, o estranhamento, fopi o imenso respeito que vocês detentas conquistaram no meu coração... Obrigado mesmo, por esta lição. Meu nome é thiago alixandre sou bailarino aqui em votorantim, tenho uma irmã que é ex-detenta desta penitenciária e prometo que descubrirei uma maneira de estar perto de vocês colaborando com esta importante ação...
pela última vez.. OBRGADO.

Atelier Costurando com Arte disse...

Assistí ontem o documentário,Povo Marcado e eu vi isso como uma ação afirmativa, para quem acredita na necessidade da luta pela inclusão social. Parabéns pela iniciativa.

Unknown disse...

Assisti ao filme Povo Marcado em Votorantim, realmente emocionante o projeto que vocês desenvolvem.Inovador e transformador! São de trabalhos assim, que o Brasil carece, haja visto a precária realidade de nossos presídios. Vocês estão de parabéns, e ganham nesse momento uma nova fã. Beijos

Serenata disse...

tambem gostaria de parabeniza-las...e saber como poderei ouvi-las daqui da california...um grande abraço pra todas. Serenata

Anônimo disse...

OLÁ, MEU NOME É SILMARA, SOU ESTUDANTE DE SERVIÇO SOCIAL, E ONTEM MINHA PROFESSORA PASSOU O DOCUMENTÁRIO PARA NÓS.FIQUEI MTO SENCIBILIZADA, POIS NÃO TINHA IDÉIA DE QUE A CADEIA FOSSE ASSIM. SEMPRE IMAGINEI QUE AS PESSOAS QUE ALI ESTÃO, NÃO SOUBESSEM,LER, SE EXPRESSAR OU ATÉ MESMO FALAR DIREITO. QUE SERIAM PESSOA DE MÁ APARENCIA E GERALMENTE NEGROS. MAS NÃO, ME DEPAREI COM MULHERES LINDAS, INTELIGENTES QUE PODERIAM TER UM FUTURO MARAVILHOSO, MAS QUE POR ALGUM MOTIVO ESTÃO LÁ, PRESAS COMO UM PASSARINHO.
QUE MUITAS VEZES OUVI DIZER QUE O PROBLEMA SERIA A DIVISÃO DE RENDA, MAS HOJE EU PAREI PARA PENSAR: SERÁ QUE É SÓ ISSO?
ACREDITO QUE NÃO, PARA MIM É MTO MAIS QUE ISTO, É UMA QUESTÃO SOCIAL.FICO IMAGINANDO COMO CERÁ QUANDO VCS SAIREM DAI... SE O GOVERNO IRA AJUDAR VCS A ENCONTRAREM UM EMPREGO?
NA MINHA OPINIÃO, O GOVERNO JUNTO COM OS EMPRESÁRIOS, DEVERIA IMPLANTAR UM PROJETO PARA QUE VCS SAIREM DO PRESÍDIO JÁ COM UM EMPREGO ARRUMADO, BOM MAS DO JEITO QUE VCS ESTÃO LUTANDO, SEI QUE LOGO IST VAI ACONTECER. BOM GOSTARIA DE APABENISAR VCS PELO TRABALO, E AGRADECER POR ME MOSTRAR O OUTRO LADA. FICO AQUI TORCENDO POR CADA UMA DE VCS, E PEDINDO Á DEUS QUE ILUMINE SEUS CAMINHO E QUE VCS SE ENCONTREM NA VIDA. SEI QUE NÃO É FÁCIL, MAS ACREDITEM, VCS PODEM VENCER. POIS JÁ FUI MENINA DE RUA, PASSEI MUITAS DIFICULDADES E HOJE GRAÇAS A DEUS, E A MIM MESMA, ESTOU REALIZANDO O SONHO DE CURSAR UMA UNIVERCIDADE, SOU POBRE, MÃE, CASADA E AVÓ, E ESTOU AQUI SONHANDO E REALIZANDO. SONHE E COLOQUEM EM PRÁTICA.
DEUS AS ABENÇOE . HA GOSTARIA DE RECEBER UMA CÓPIA DO DOCUMENTÁRIO, POIS TRABALHO EM UMA ONG E GOSTARIA DE PASSAR PARA OS ADOLESCENTES. O NOME DA ONG É ASSOCIAÇÃO MENTE SÃ E FICA EM SALTO/SP, NA RUA PIO XII, Nº 70. MTO OBRIGADA

Anônimo disse...

POR FAVOR SE PUDEREM DISPONIBILIZAR A CÓPIA ENTREM EN CONTATO COMIGO PELO E MAIL
MENTESÃ@HOTMAIL.COM OU SIL_MARA_RAQUEL@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

Bom Dia a todas,
Assisti ao documentário e sei que será degrande valia pra muita gente!
Faço parte de uma ONG PLENU - Instituto Plena Cidadania - e um dos nossos projetos e o PLP - promotoras Legais Populares.Em toda discussão abrangente dos direitos das mulheres vamos inserir a divulgação do promgram,a e doc para as mulheres da região de Sorocaba.
Parabéns
Déia - plenu@uol.com.br

Anônimo disse...

ai primeiramente queo me apresentar....
me chamo Sabrina, moro em Taubaté interior de Sp... tenho 20 aninhos, parabens pela conquista de vcs....
.... Estou aqui para falar para todas as detentas, tenham esperanças pois, tudo no fim da certo, e se ainda nao deu e pq nao chegou o fim ......
eles podem prender, o seus corpos, mais jamis o seus pensamentos.......
meninas tbém sou uma ex presidiaria e por isto falo a vcs, tbem pensava que seria impossivel sair de la de dentro mais a hora que menos esperei estava aqui com minha familia novamente entao tenha fe que vcs estaram logo na sociedade
forte abraço e torço por vcs

Anônimo disse...

vc estao se empenhando nessa conquista entao sao dignas de uma nova chance.crismacleiton

Elaine disse...

ja fui uma presidiaria,sofrir muito pois nada devia e aprendi muito.espero que vcs aprenda também e der a volta por cima !!! Deus abençoe vcs...

Unknown disse...

Olá, meu nome é Roberto Santucci. Sou diretor de cinema e fiquei maravilhado com o documentário que acabei de assistir em Gramado. Sou do Rio de Janeiro mas queria muito ter a oportunidade de participar do programa de vocês e conhecer de perto esse trabalho incrível que vocês estão fazendo. Acredito que vocês não me conheçam. Fiz o filme Bellini e a Esfinge com Fábio Assunção e Malu Mader. Se eu puder exibo filme e a gente conversa. Enfim, quero muito conhecer vocês de perto. Parabéns,
Roberto Santucci

Thaís Zanetti disse...

Às mulheres que se encontram na Cadeia Feminina de Votorantim/SP:
Primeiramente registro meus parabéns direcionado para todas vocês mulheres que se encontram segregadas, meus sinceros préstimos de agradecimento por um espaço tão nobre como este!
Sei que, o fato de se encontrarem presas, é por si só, uma demonstração do quanto a sociedade é responsável por esta extirpação da liberdade de vocês. Acredito muito neste projeto, assim como acredito que devam fazer deste espaço o mais proveitoso possível, de maneira que venham a transmitir para a sociedade brasileira as angústias que vocês sofrem aí dentro.
A rádio de vocês é, e deve ser cada vez mais, divulgada, pois só assim poderemos compartilhar com vocês os sentimentos que por aí permeiam. Sinto que são vencedoras em todos os sentidos, seja pela conquista deste projeto, seja por conseguirem transmitir um pouco do que vocês vivem na Cadeia Feminina de Votorantim.
Este projeto é tão importante e tão rico que não deve ficar apenas nesta Cadeia Feminina, sinto sinceramente que a oportunidade que vocês estão tendo deva ser expandida para outras Cadeias, tanto femininas como as masculinas também, pois desta forma haveria uma ampliação das aflições que são sentidas por todos aqueles que se encontram segregados por este Brasil, e que não são poucos.
Assim, como foram consideradas responsáveis por algum delito supostamente praticado, de igual forma é também responsável a sociedade pela segregação de todas vocês. É tempo de nos despirmos de nossos preconceitos e conseguirmos ver o outro como alguém que é, antes de tudo, um ser humano como nós, estamos em tempo de mudar a realidade que nos distancia de vocês, e que possamos acabar de vez com qualquer tipo de estigmatização, possibilitando a todos aqueles que se encontram presos tratamento digno e humano. Por isso, continuem nesta empreitada!
Meu nome é Thaís Zanetti, sou Conselheira da Comunidade para Assistência aos Apenados das Casas Prisionais Pertencentes às Jurisdições da Vara de Execuções Criminais e Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas de Porto Alegre/RS, Mestranda em Ciências Criminais pela PUCRS, e alguém que acredita na mudança de realidade do Sistema Prisional Brasileiro.

Roberta Leal Pimentel disse...

Olá pessoal, nunca tinha ouvido falar deste programa e, ontem, aqui em Cuiabá - MT, no 16º Festival de Cinema e Vídeo, conheci o trabalho de vcs com a rádio em Votorantim, fiquei arrepiada de emoção ao pensar na satisfação de cada uma de vcs com este projeto. Nunca o deixem de lado, ao contrário, o façam crescer cada vez mais para que o Brasil todo conheça. É realmente um trabalho fantástico...Deus está ao lado de cada uma de vcs, Ele nunca disse que seria fácil viver, ao contrário, é com a luta que nos aproximamos Dele...fiquem firme, lutem, creiam...tenham fé e fé NELE...um bjo no coração de cada uma!!!!!!!!!!

Cristina Lima disse...

Parabéns mais uma vez Lú!
o documentário é maravilhoso!e a causa então.... sem palavras!

Bjão

mmjunior75 disse...

Como sociologo, pesquisador e educador, atualmente trabalhando pela Funap, só posso cumprimentar pelo grande trabalho. Agora apenas como cidadão, tenho que parabenizar pela iniciativa, coragem, ousadia e, sobretudo, pelo espirito de respeito pelo ser humano e solidariedade. Quanto ao profissional que coloca o seu conhecimento e experiencias a serviço da sociedade e do bem comum, esse esta a altura das palavras do grande artista alemão: "Existem homens que lutam um dia e são bons; existem outros que lutam um ano e são melhores; existem aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, existem os que lutam toda a vida. Estes são os imprescindíveis." (Brecht)
Parabens pelo trabalho Luciana e continue na luta!!!

Mario
Sociologo - Funap/SP

Anônimo disse...

Salve salve mulherada!
Espero mesmo que essa mensagem chegue até vocês.
Pelo sim pelo não, deixo meu recado.
Aqui no mundão o esquema tá difícil, sou de sao paulo-capital, vai vendo...Muita coisa acontecendo, até porque é época de natal. Aí fica aquela correria de gente querendo ter dinheiro pra poder gastar dinheiro. Se rico pode ter festa de natal, porque pobre nao pode? É aí que a gente cai na cilada e faz de tudo pra poder dar uma festa de natal legal pros filhos né? Só que quem vai pra cadeia é a gente, mães, filhas...e não os caras que ficam pilhando nossa mente pra gente poder comprar um monte de porcaria!Os caras que fazem propaganda na tv tão vivinho da silva, tão soltos, e vao ter festa boa.Os político também...e os juizes então, nem se fala!
Olha, quero deixar essa mensagem pra dizer pra voces que o mundo é dificil, e que os pobres é quem pagam o pato...Mas quero lembrar voces tambem que nós pobres somos maioria, e se a gente tiver unido tudo pode melhorar.
Na humildade e na camaradagem, aí, união é a solução!União é a nossa solução.

força e esperança mulherada.
O mundo espera por voces, lindas, felizes e guerreiras...porque a gente ainda tem muito o que lutar!

espero que minha mensagem chegue mesmo, pq to ligada que a censura é grande...hehehehe....mas na fé, é o que eu tenho a dizer!

paz!!!!!

camila

José A. Fernandes disse...

Assisti ao documentário no Festcine Pantanal, aqui em Dourados na UFGD. Acho o trabalho fantástico e espero que muitos outros nasçam dessa idéia.

Quanto as reeducandas, vai o apoio e o desejo de que o futuro seja maravilhoso e cheio de reflexão. Que vocês consigam super os desafios da vida e se encontrar nesse emaranhado de injustiça, desumanidade e incompreensão.

Já estou divulgando o blog de vocês em nosso blog de História (www.identidade85.blogspot.com)


Força galera!

ecos do silencio disse...

excelente iniciativa,mais do que punir atos falhos, faz-se necessário a reintegração dos que cometeram tais atos, junto asociedade, e vocês estão dando o primeiro passo, reconhecendo e mais do que isso nos lembrando,de que quem esta encarcerado não são animais, são filhas,irmãs,mães, mulheres.enfim seres humanos e merecem sim toda e qualquer forma de amparo e ajuda;
só lamento por outros canais não tomarem tal iniciativa, e cumprir com o seu compromisso o da informação....
parabens e obrigado

Unknown disse...

ASSISTIR O PROGRAMA EXIBIDO DIA 29/05/2010 ACHEI FANTÁSTICO ESSE PROJETO DEVE SER MODELO PARA TODAS AS CADEIAS DO BRASIL, QUE DEUS CONTÍNUE ABENÇOANDO TODOS QUE FAZEM PARTE DESSE PROJETO INCLUSIVE SOBRE AS DETENTAS, ABRAÇOS E FIQUEM COM DEUS.

Unknown disse...

Olá garoas,acabei de assistir uma reportagem na TV Senado e foi aí que conhecí Povo Marcado.Sentí uma sensação estranha,vontade de poder contribuir com suas lutas...ver o qto vcs msm privadas de liberdade conseguem fazerem diferencial e mostrar primeiramente a vcs e depois p o mundo que são pessoas capazes.Me chamo Yaponira,sou da Pb e curso o Tec.de Enfermagem,além de mãe e artesã.Gostaria mto de poder levar esse documentário de vcs para a UFPB,fazer com que mais pessoas conheçam suas realidades.Tds estão de parabéns e são responsáveis por uma mudança dentro de mim,agora sei que minha liberdade sem causa tem pouca valia.Que Deus as cubra de Bênçãos.Paz e luz...Namastê!!!

Unknown disse...

Quase esquecí...Por favor me informem onde posso encontrar esse documentário,ou se vcs tem como me enviar.Desde já agradeços.Bjs de luz!!!!

Anônimo disse...

Pela segunda vez tive o privilégio de assistir o documentário "Povo Marcado".

Cumprimento todas reeducandas que dão vida ao projeto, irradiando conhecimento e esperança Brasil afora via ondas de rádio.

A iniciativa é de grande importância e deve ser seguida em todo o país.

Fé em Deus. Trabalho e disciplina.

Logo a luz do dia iluminará a momentânea escuridão.

Abraços fraternos,

Roberto Santos

Parabéns!

FAVELA DO SAPÉ disse...

O PROGRAMA POVO MARCADO ESTA BOMBANDO EM SAO PAULO ...

PARABENS A TODAS ...

emanuelle soares disse...

Meu nome é emanuelle sou de fortaleza e assiste a pouco tem um documentario que mostrou a vida de mulher presas,um documentario que narou a descriminação dentro e fora da cadeia.Parabenizo a vocês todad que fazem o programa POVO MARCADO.apesas que mulheres de presidiarios tambem são mulheres marcadas..
PARABÊNS..

tricolor disse...

oi td bem meninas??gostaria de saber se no meio de vcs tem uma menina chamada priscila de aproximadamente 22 anos,ela é branca,tem cabelos castanhos claro e magra..é que eu conheci ela e depois ela foi presa dai nunca mais tive contato com ela,e por infelicidade perdi o numero dela e da casa dela,e a unica coisa que eu sei que ela foi presa mais ou menos em setembro de 2010,e ela é de aluminio e tinha acabado de perder o avô e o pai dela tava envolvido com drogas,se vcs conseguirem me ajudar eu agradeço de coração...que Deus te abençõe vcs...Cleiton 1596266138

ROGERIO SOUZA disse...

Parabéns pela iniciativa, sou egresso do sistema prisional em porto velho rondonia e participo de um projeto de leitura direcionado aos privados de liberdade nos presidios intitulado aprendizado em prosa e verso - resignificando os valores morais e humanos através da leitura e inserido no projeto ASAS DE PAPEL da SEJUS, demonstrando sim que existe reinserção social. um abraço inusitadomix@gmail.com