sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

7º FestCine Pantanal

Documentário “Povo Marcado” será exibido em Campo Grande/MS


O filme foi selecionado para participar do 7ª Festival de Cinema de Campo Grande - FestCine Pantanal

O documentário “Povo Marcado”, produzido em Votorantim, que registra a experiência da produção de um programa de rádio pioneiro desenvolvido por detentas da Cadeia Pública da cidade, foi selecionado para participar do 7º Festival de Cinema de Campo Grande - FestCine Pantanal, que acontece entre os dias 15 e 30 de janeiro.
O evento é realizado pelo CineCultura, única sala de cinema de arte do Mato Grosso do Sul, que receberá as exibições dos filmes e mostras competitivas. "A expectativa é lotar a sala durante o festival. Serão 200 exibições de filmes em Campo Grande e interior", contabiliza Karla Viégas, uma das organizadoras do 7º FestCine Pantanal.
“Povo Marcado” tem a direção dos jornalistas Werinton Kermes e Luciana Lopez, roteiro de Míriam Cris Carlos e edição de imagens de Marcelo Domingues. Foi traduzido para o inglês e espanhol e já foi exibido em mais cinco países. Também é objeto de um estudo de Doutorado na Alemanha. O documentário tem 30 minutos, foi produzido em 2008 e já foi apresentado em simpósios, universidades e em cerca de 30 festivais, tendo recebido três prêmios, sendo o mais recente o do Festival Gramado Cine Vídeo, em 2009.
A produção conta com a participação de alguns dos entrevistados no programa de rádio, entre eles, o ator Paulo Betti, o Padre Júlio Lancelotti, o promotor de justiça Wellington Veloso e da dupla Caju e Castanha, que compôs uma embolada especialmente para o filme. O programa de rádio retratado, produzido pelas detentas, pôde ser retransmitido para mais de mil emissoras através de convênio com Rádio Câmara de Brasília.
No 7º FestCine Pantanal o filme concorre da categoria “Melhor Curta Metragem”. Segundo os organizadores, 80 filmes foram inscritos e apenas 14 foram selecionados para concorrer aos prêmios do júri oficial e júri popular nessa categoria. Serão três exibições do Povo Marcado: em 16/01 e 17/01 às 17h e em 18/01 às 19h no CineCultura, localizado na Av.Afonso Pena, 5420 – Pátio Avenida – Campo Grande. Após as exibições dos filmes do dia 16 ocorrerá um bate-papo entre os realizadores e a platéia que contará com a participação da diretora Luciana Lopez.
Segundo os diretores, o documentário foi convidado para se inscrever no Festival. “Para nós, é uma alegria saber que o projeto desenvolvido na Cadeia de Votorantim desde 2007 continua ganhando repercussão pelo Brasil e servindo de exemplo, isso nos inspira ainda mais a prosseguir com projetos culturais e de comunicação naquele local”, disse Luciana Lopez.
Atualmente Werinton Kermes e Luciana Lopez coordenam um programa de TV, também realizado pelas detentas. “O “TV Cela” é a continuidade do projeto Povo Marcado, porém agora com um formato televisivo. As próprias reeducandas produzem e apresentam os programas”, explicou Kermes.
Mais informações sobre o 7ª Festival de Cinema de Campo Grande - FestCine Pantanal podem ser obtidas pelo site: http://www.cinecultura.com.br e sobre o Povo Marcado, podem ser acessadas no blog: http://povomarcado.blogspot.com

Povo Marcado no 7º FestCine Pantanal
Datas e horários das exibições no CineCultura:
16/01 às 17h
17/01 às 17h
18/01 às 19h

2 comentários:

Anônimo disse...

Assisti ao documentário aqui no Festival de Cinema em Campo Grande. Excelente trabalho. Realmente, um exemplo da ressocialização que qualquer presídio deve representar para os condenados. Muito bom trabalho. Parabéns a todos envolvidos.

Unknown disse...

Que nosso senhor jesus cristo derrame sua paz sobre todas voses. abraço e fique com deus