sábado, 16 de junho de 2007

15/06/2007 - Jornal Cruzeiro do Sul

VOTORANTIM
Cadeia feminina será 1ª no
país com programa de rádio


[ 15/06 ]
Maíra Fernandes

A cadeia feminina de Votorantim será a única, dentro do sistema carcerário nacional, a ter programa semanal de rádio. A iniciativa inédita é uma parceria da instituição com a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretária de Cultura, e foi anunciada ontem pelo secretário Werinton Kermes. O primeiro piloto do programa radiofônico, com uma hora de duração, será gravado na próxima semana. Além do programa, as detentas também terão à disposição uma biblioteca e poderão participar de cursos de fotografia e culinária.

Quanto ao programa de rádio, a intenção é que as matérias sejam produzidas pelas próprias detentas, para que possam mostrar, semanalmente, a realidade do dia-a-dia dela, num bate papo com convidados. O primeiro será o arcebispo de Sorocaba dom Eduardo Benes de Salles. Segundo Kermes, o programa será gravado dentro da cadeia e veiculado nas rádios comunitárias de Votorantim, Araçariguama e Iperó, podendo ser ouvido por aproximadamente 100 mil pessoas.

Nos próximos três meses, a locutora do programa será a detenta Viviane Fernandes. A idéia é que a cada trimestre uma delas assuma os microfones. Todas participarão de um laboratório com a apresentadora do programa Provocare FM, da rádio Cruzeiro do Sul, Míriam Cris Carlos. Kermes acredita que a iniciativa vai colaborar na inclusão social das presas. “Precisa ser mais do que discurso. A prática pode ser simples e dar certo”, analisou.

Mais ações

A partir da próxima semana, a biblioteca começa a ser instalada cadeia. Depois de pronta, ela terá cerca de 3 mil títulos. Quanto à fotografia, inicialmente três detentas farão um curso e depois poderão registrar a rotina delas. As imagens farão parte de uma exposição. “Precisamos encarar a cadeia como um local de melhora e oportunidade; não como de castigo apenas”, salientou a delegada da cadeia, Sueli Morales da Silva, que assumiu o cargo há um mês e implantou um curso de gastronomia na unidade. Para ela, com essas ações a intenção é que as detentas aprendam uma profissão, sintam-se úteis e capazes, e melhorem a auto-estima.

Também ontem, as detentas receberam 200 cobertores doados pelo Esplanada Shopping. Outros 1,5 mil foram divididos entre entidades de Sorocaba e Votorantim. A delegada Sueli admitiu que, nos períodos de frio, o número de cobertores não era suficiente para atender todas as presas da unidade, que está superlotada. Onde deveria haver no máximo 48 mulheres, há mais de 180. Para o delegado titular de Votorantim, Hamilton Antônio Gianfratti, tais ações são importantes. “O Estado é impotente para atender todas as necessidades”, apontou, ao definir que iniciativas do tipo demonstram que a comunidade está atenta à situação da cadeia.


[ Redação Cruzeiro do Sul ] - http://www.cruzeironet.com.br/run/21/263933.shl

4 comentários:

rosex6 disse...

fiquei muito feliz ao ver a repotagem dessa ideia que essas meninas tiveram pois um dia fiz parte desse lugar e vi muitas amigas de sofrimento com ideias boas prarabens a direto que aceito e ajudou a esse sonho virar realidade

Unknown disse...

parabéns para as meninas pelo otimo trabalho são mulheres bonitas e de muito talento e muita fibra, garra da mulher brasileira um grande abraço a todos.

Anônimo disse...

Este doc deveria ser de exibição obrigatória para todos os políticos desse País.Para que do Brazil em que êles vivem,dessem uma boa e profunda olhada num pequeno pedaço de BRASIL que a grande maioria do POVO vive.Parabéns gurias,não deixem a peteca cair e continuem em busca dos seus sonhos e de um PAÍS melhor para todos nós.Obrigado João Batista Felisberto
Av.Desembargador André da Rocha 11..apto 01-cep:90050161/Porto Alegre RGS

Anônimo disse...

bom comeco