sexta-feira, 22 de junho de 2007

21/06/2007 - Jornal BOM DIA

Uma voz de trás das grades

Detentas da Cadeia Feminina de Votorantim
estréiam programa de rádio ‘Povo Marcado’,
veiculado em três cidades da região


Assis Cavalcante/Agência BOM DIA

As presas têm a oportunidade de fazer perguntas ao entrevistado, no caso, Dom Eduardo Benes de Salles Oliveira De dentro da Cadeia Femina de Votorantim, a detenta Viviane Fernandes se transforma em apresentadora – com direito a sombra nos olhos e sapato alto –para conduzir um programa de rádio. Do outro lado das grades, outras “companheiras de sofrimento” assistem atentamente ao programa e são convidadas a fazer perguntas ao entrevistado.
Essa é a dinâmica do programa “Povo Marcado”, produzido pelas detentas da Cadeia de Votorantim, e que será veiculado na Rádio Nova Tropical FM da cidade, e também em rádio de Iperó e Araçariguama.
Coordenado pela Secretaria de Cultura de Votorantim, o programa tem como proposta principal mostrar um pouco da vida dessas mulheres por elas mesmas.
A idéia inicial é trazer entrevistados do meio judicial e político para debater a situação carcerária. Nesse ponto, a Cadeia de Votorantim se mostra um local propício, já que o espaço tem capacidade para abrigar 48 pessoas e está com 190.
A doutora em Comunicação Míriam Cris Carlos é a orientadora do projeto. “A idéia é que toda a pauta do programa surja das próprias reeducandas. Elas deverão definir os entrevistados e também as perguntas”.
“É a oportunidade da gente mostrar que não somos o que muitos pensam. Cometemos erros, mas não deixamos de ser seres humanos”, enfatiza a detenta Valdirene de Fátima Borges Gomes, responsável pela trilha sonora do programa.
Para a diretora da cadeia, Sueli Morales da Silva, o programa representa mais uma oportunidade de reintegrar as presas à sociedade. “É uma forma para que elas possam quebrar um preconceito social. Elas vão poder mostrar um outro lado, muitas vezes desconhecido da sociedade”.
Segundo o secretário de Cultura, Werinton Kermes, para participar do programa já foram convidados promotores, deputados e juízes. “Acho interessante. Porque essas pessoas sairão de seus escritórios e gabinetes para conhecer os anseios e problemas dessas mulheres”.
Segundo Kermes, a idéia agora é de conseguir outras rádios que tenham interesse em transmitir o programa. “Para dar mais voz a essas pessoas”, completa.
Liberdade para os talentos
Raquel Aparecida S. da Costa, Valdirene de Fátima B. Gomes e Viviane Fernandes estão na produção de “Povo Marcado”
Presa por tráfico de entorpecentes, assim como 85% das detentas da Cadeia de Votorantim, Raquel Aparecida Santos da Costa, que já foi locutora de rádio no Paraná, não disfarçava a ansiedade pela estréia do programa, que teve como primeiro entrevistado Dom Eduardo Benes de Salles Oliveira.
“Quando eu era locutora no Paraná era mais fácil. Agora é diferente. Temos que transmitir uma realidade totalmente diferente dos nossos ouvintes. Mostrar que aqui não é um depósito de gente e que a gente tem sim sentimento”.
E é esse lado humano e poético das detentas que Raquel deve colocar no programa. “Sou a caça talentos do projeto. Tem muita gente que escreve coisas lindas por aqui. Eu mesma adoro escrever. As pessoas não tem idéia do que é ver o céu, tão grande, apenas por um pequeno quadrado”, enfatiza.
Para ela, o programa representar mais uma esperança para as presas. “A gente sente resistência de algumas companheiras, pensam que o programa será apenas mais uma ilusão. A gente tem que batalhar para que não seja ilusão, mas oportunidade”.

As presas têm a oportunidade de fazer perguntas
ao entrevistado, no caso, Dom Eduardo Benes de Salles Oliveira

Um comentário:

Unknown disse...

muito boa esta iniciativa.
creio que idéias precisam nascer no seio da sociedade organizada e, nada melhor que um grupo de mulheres organizadas em "Inteligência Coletiva" para produzirem conhecimentos humanizadores. Creiam mulheres! vocês fazem parte da "Inteligência Coletiva" e estão produzindo Ciber Cultura. Como idéias creadas pelo Pai-Mãe todo harmonioso vocês devem interferir no Ciber Espaço e encher o Universo com Mansões de pensamentos inovadores.
vão em frente!!!