quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Documentário POVO MARCADO
será exibido em Goiânia
.


O documentário "Povo Marcado", que retrata um projeto pioneiro de rádio realizado na Cadeia Feminina de Votorantim, será exibido no Teatro Goiânia, na 8º “Goiânia Mostra Curtas”, e estará competindo no “Curta Mostra Municípios”.
Considerada um dos mais expressivos festivais de curta-metragem do País, a Goiânia Mostra Curtas é um evento nacional que reúne produções de todo o Brasil, valorizando a regionalidade como linguagem e celebrando a diversidade cultural brasileira como instrumento de construção de uma sociedade solidária, tolerante e cidadã. A mostra é realizada pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam).
A programação do festival prevê cinco mostras competitivas que, juntas, traçam um panorama da produção nacional (Curta Mostra Brasil), exibem trabalhos heroicamente realizados fora das capitais (Curta Mostra Municípios), incentivam a profissionalização do cinema no Estado (Curta Mostra Goiás) e estimulam a formação de platéia (Curta Mostra Cinema nos Bairros e 7ª Mostrinha). Oficinas, seminários, debates e encontros de entidades ligadas ao audiovisual também movimentam o festival.
A mostra de filmes iniciou em 07 de outubro e prossegue até dia 12. "Povo Marcado" será exibido em 10 de outubro, às 15h. Os realizadores estarão presentes na exibição.
A produção foi dirigida pelos jornalistas Werinton Kermes e Luciana Lopez com edição de imagens de Marcelo Domingues e roteiro de Míriam Cris Carlos. Propõe repensar o universo feminino carcerário. O documentário mostra o projeto de rádio desenvolvido na Cadeia de Votorantim e a necessidade de oportunidades durante o cumprimento das penas. O filme conta com a participação de alguns dos entrevistados no programa de rádio, entre eles, o ator Paulo Betti.
Cópias do material estão sendo enviadas para festivais de todo o Brasil e para outros países. O filme foi traduzido para o inglês e espanhol e já foi exibido na Grécia e em Cuba. Também foi exibido no Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro (no “2º Cine Cufa”), na 35º Jornada Internacional de Cinema, em Salvador/BA - inclusive conquistou o prêmio revelação “Tatu de Prata”, na TRASH - 4ª Mostra Goiana de Filmes Independentes e no Itaú Cultural, em São Paulo/SP (Cine Perifa). Também será exibido na 2ª Mostra do Filme Ambiental e Etnográfico de Rio das Ostras/RJ em 13 de novembro de 2008.
O documentário tem 30 minutos e foi produzido pela PROVOCARE Multimídia.





Luciana Lopez

Serviço:

Exibição do documentário “Povo Marcado” no Goiânia Mostra Curtas
Direção: Werinton Kermes e Luciana Lopez
Data de exibição: 10/10/2008, sexta-feira
Horário: 15h
Local: Teatro Goiânia Avenida Anhanguera, Centro. Esquina com a Rua 23 – Goiânia/GO
Contato dos diretores: e-mail:
povomarcado@gmail.com
Tel: (15) 97186062



.
.

Nenhum comentário: