segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

14 de dezembro de 2008

Documentário POVO MARCADO
ganha mais um prêmio!!!!!!!!!!!!!!



O filme foi premiado na noite deste domingo (14/12/2008) no “Tudo Sobre Mulheres – IV Festival de Cinema Feminino da Chapada dos Guimarães (MT)” e recebeu o prêmio de melhor filme do júri popular. O diretor Werinton Kermes e a roteirista Míriam Cris Carlos presenciaram o evento e receberam uma “tela-trófeu” (tradição do festival), feita pelo artista plástico Adir Sodré.
.
O documentário foi dirigido pelos jornalistas Werinton Kermes e Luciana Lopez e mostra um programa de rádio pioneiro desenvolvido por detentas da Cadeia de Votorantim/SP. Foi exibido na mística cidade de Chapada dos Guimarães (MT), no último sábado (13/12), ao ar livre, na praça Dom Wunibaldo, à luz da Lua Cheia.
.
Nesta quarta edição do Festival "Tudo Sobre Mulheres" foram apresentadas 25 obras do Brasil entre 10 a 14 de dezembro. O festival foi prestigiado por um bom público e é considerado um evento indispensável para o calendário cultural do Estado de Mato Grosso. O Festival ajuda a criar um espaço de formação de platéia e incentiva as várias formas de identidades culturais brasileiras, principalmente em relação ao universo feminino, tema das obras apresentadas nas cinco noites do Festival.
.
O documentário Povo Marcado tem 30 minutos e contou com edição de imagens de Marcelo Domingues e roteiro de Míriam Cris Carlos. Cópias do material continuam sendo enviadas para festivais de todo o Brasil e também de outros países. O filme foi traduzido para o inglês e espanhol e já foi exibido na Grécia e em Cuba. Também foi exibido na “35º Jornada Internacional de Cinema da Bahia” – Salvador/BA, em setembro e conquistou o Troféu de Vídeo Revelação “Tatu de Prata”. Participou de mais de dez festivais, inclusive foi exibido para detentas no “Fest Cine Amazônia 2008”, em Porto Velho/RO, em novembro.
.
A intenção é divulgar o projeto desenvolvido pelas detentas de Votorantim. Ao retratar o programa de rádio que elas fazem, o documentário mostra que a recuperação dos encarcerados depende de oportunidades de ocupação e de trabalho enquanto eles pagam pelos crimes que cometeram. “Já recebemos manifestações de diversas entidades ligadas aos Direitos Humanos que se interessaram pelo projeto”, disseram os diretores.
.
O média-metragem conta também com a participação de alguns dos entrevistados no programa de rádio, entre eles, o ator Paulo Betti, o Padre Júlio Lancelotti, o promotor Wellington Veloso e da dupla Caju e Castanha, que compôs uma embolada especialmente para o filme.


Luciana Lopez
.
.
.

Nenhum comentário: