sexta-feira, 20 de julho de 2007

20/07/2007

Presas de Votorantim
podem ser ouvidas em todo Brasil


Projeto da Secretaria de Cultura de
Votorantim consegue alcance nacional


................O programa de rádio "Povo Marcado", produzido e apresentado por detentas da Cadeia Feminina de Votorantim, no interior de São Paulo, agora está disponível para mais de mil emissoras de rádio brasileiras por meio de uma parceria firmada com a Rádio Câmara, em Brasília (DF). A atração é uma das ações do projeto “Arte em cadeia”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Delegacia Central e apoio de voluntários.
................No conteúdo do "Povo Marcado", programação musical e entrevistas com autoridades, médicos, advogados, entre outros. Os temas são variados, mas o principal objetivo é levar para o ouvinte a real situação do sistema carcerário. As gravações são sempre às terças-feiras no “estúdio-cela”, um local improvisado ao lado do pátio interno. O programa ainda traz quadros como o “Arte da cadeia”, oportunidade para a leitura de textos e poesias, escritos e recitados pelas próprias reeducandas. Depoimentos delas também podem ser ouvidos. Para as presas, essa é uma grande chance de mostrar à sociedade o que realmente se passa por detrás das grades. “Ficamos surpresas com a repercussão gerada, o que era pra ser um projeto de alcance regional tornou-se nacional. Queremos levar isso adiante e quem sabe fazer com que a sociedade não nos subjulgue e que o preconceito em relação aos encarcerados diminua.”, desabafou Viviane Fernandes, apresentadora do programa e que há dois anos cumpre pena.
................A parceria com a Rádio Câmara foi firmada há duas semanas, em Brasília, pelo secretário de Cultura de Votorantim, Werinton Kermes, e o Diretor da emissora da Câmara dos Deputados, Humberto M. S. Martins Pereira. Na ocasião, Kermes apresentou a proposta e explicou qual é a estrutura do programa. A partir de então, todos os detalhes técnicos foram acertados e agora as edições do “Povo Marcado já estão disponíveis no site da emissora
(www.camara.gov.br/radio) e podem ser ouvidos por todos os internautas bem como reproduzido pelas 1.050 emissoras de rádio conveniadas ou mediante citação da rádio.
Segundo Kermes, essa parceria comprova que o projeto tomou proporções maiores do que se esperava. “A repercussão do programa foi muito boa, a sociedade foi receptiva, a mídia se interessou em divulgar e esperamos que o ´Povo Marcado´ ajude a mudar a realidade do atual sistema carcerário brasileiro”, salientou.
................As presas que integram esse projeto têm a orientação voluntária da doutora em Comunicação, Míriam Cris Carlos, da jornalista e radialista Luciana Lopez com auxílio técnico de Davi Alamino e José Carlos Balotim. Os ouvintes podem sugerir temas e deixar comentários através do blog: povomarcado.blogspot.com
................As Rádios que queiram obter mais informações sobre o Programa e acrescentá-lo em sua programação podem entrar em contato com a Secretaria de Cultura de Votorantim pelo telefone (15) 3353-8669.
Luciana Lopez

Nenhum comentário: