quarta-feira, 25 de julho de 2007

Deputada Estadual Maria Lúcia Amary participa
de programa de rádio na cadeia de Votorantim



Deputada Maria Lúcia Amary (esquerda) concede entrevista para a reeducanda Viviane Fernandes (direita)

A entrevistada desta semana no Programa "Povo Marcado" é a Deputada Estadual Maria Lúcia Amary (PSDB/SP). A parlamentar teve oportunidade de explicar quais ações são desenvolvidas na Assembléia Legislativa de São Paulo no sentido de melhorar as condições de vida das detentas. Questões como disponibilidade de médicos, materiais de higiene, limpeza, roupas, atendimentos psicológico e odontológico, entre outras, foram feitas pelas reeducandas à Deputada. Temas como violência contra a mulher, aumento da criminalidade entre os jovens, ressocialização de detentos, superlotação das cadeias e construção de um presídio feminino na cidade também foram abordados.
Foi a primeira vez que a deputada visitou o local, uma chance para conhecer de perto alguns problemas enfrentados pelas presas. Maria Lúcia se prontificou a elaborar um projeto que visa tornar a vida delas menos precária. Ela também considerou importante a repercussão que pode ser obtida pelo programa de rádio e aproveitou para sugerir temas de entrevistas às reeducandas.
O "Povo Marcado" é produzido e apresentado pelas detentas da Cadeia Feminina de Votorantim e traz ainda quadros como o “Arte da Cadeia”, com leitura de textos e poesias escritos e recitados pelas próprias detentas, depoimentos e programação musical variada. O projeto é uma parceria da Prefeitura Municipal de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, com a Delegacia Central da mesma cidade e que conta com o apoio de voluntários.
Em Votorantim, o programa vai ao ar pela Rádio Nova Tropical FM (105,9 Mhz) às quintas-feiras, ao meio dia, com reprise aos sábados no mesmo horário. A partir desta semana, todos os programas também já estarão disponíveis no site da Rádio Câmara (www.camara.gov.br/radio). Rádios conveniadas à emissora da Câmara dos Deputados de Brasília podem veicular a atração.
As presas que integram o projeto têm a orientação voluntária da doutora em Comunicação, Míriam Cris Carlos, da jornalista Luciana Lopez com auxílio técnico de Davi Alamino e José Carlos Balotim. A coordenação geral é do jornalista Werinton Kermes. Os ouvintes podem sugerir temas através do blog: povomarcado.blogspot.com

Luciana Lopez
Fotos: Marcos Ferreira

Nenhum comentário: