terça-feira, 24 de julho de 2007

Jornal Cruzeiro do Sul




Abner Laurindo
[ Redação Cruzeiro do Sul ]
[ 24/07 ]


Presas têm programa de rádio
retransmitido para 1.050 emissoras

O programa de rádio “Povo Marcado”, produzido e apresentado por detentas da Cadeia Feminina de Votorantim, passou a ser retransmitido por mais de mil emissoras de rádio brasileiras. Parte do projeto “Arte em cadeia”, o programa é desenvolvido pela Secretaria de Cultura, Delegacia Central e o apoio de voluntários. Para ampliar o alcance do programa foi firmado, há duas semanas, uma parceira entre a Rádio Câmara, em Brasília (DF). O acordo foi assinado entre o secretário de Cultura de Votorantim, Werinton Kermes, e o diretor da emissora da Câmara, Humberto Martins Pereira. Com isso, a programação da rádio local pode ser apreciada por ouvintes de 1.050 emissoras brasileiras.
Inicialmente, o programa ia ao ar somente por uma rádio de Votorantim, todas as quartas-feiras ao meio-dia. No conteúdo do “Povo Marcado” há programação musical e entrevistas com autoridades, médicos, advogados, entre outros. Os temas são variados, mas têm como principal objetivo levar até o ouvinte a situação do sistema carcerário. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura e já divulgado pelo Cruzeiro do Sul anteriormente, a iniciativa é pioneira no país. As gravações ocorrem às terças-feiras no “estúdio-cela”, um local improvisado no pátio interno da cadeia.
O programa tem também o quadro “Arte da cadeia”, oportunidade direcionada à leitura de textos e poesias, escritos e recitados pelas reeducandas. Para as presas, é uma chance de mostrar à sociedade o que se passa por trás das grades. “Ficamos surpresas com a repercussão gerada, o que era para ser um projeto de alcance regional tornou-se nacional. Queremos levar isso adiante e quem sabe fazer com que a sociedade não nos subjulgue e que o preconceito em relação aos encarcerados diminua”, desabafou Viviane Fernandes, apresentadora do programa e que cumpre pena há dois anos.
Programa na internet
Além de reproduzido pelas 1.050 emissoras de rádio conveniadas ou mediante citação da rádio, o “Povo Marcado também está disponível aos internautas, no site da emissora (www.camara.gov.br/radio). Segundo Kermes, a parceria que viabiliza a iniciativa comprova que o projeto tomou proporções maiores do que se esperava. “A repercussão do programa foi muito boa, a sociedade foi receptiva, a mídia se interessou em divulgar e esperamos que o “Povo Marcado” ajude a mudar a realidade do atual sistema carcerário brasileiro”, salientou.
Outra ferramenta pela qual os ouvintes podem sugerir temas e deixar comentários sobre o projeto é via blog, no endereço www.povomarcado.blogspot.com. As presas que integram o projeto têm a orientação voluntária da doutora em comunicação Míriam Cris Carlos, da jornalista e radialista Luciana Lopez, e auxílio técnico de Davi Alamino e José Carlos Balotim. Rádios que queiram obter mais informações sobre o programa e acrescentá-lo em sua programação podem entrar em contato com a Secretaria de Cultura de Votorantim, pelo telefone (15) 3353-8669.

3 comentários:

Anônimo disse...

na verdade quero postar uma denúncia anônima,. A FOTO DA CAPA DO JORNAL DA IGREJA UNIVERSAL REINO DE DEUS PUBLICOU O IRMÃO DO EX-DIRETOR DE REDAÇÃO DOS SENHORES FALECIDO EM 11.12.2008 COM O NOME DE MANOEL MACHADO JÚNIOR, COMO SOFREDOR DE PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS,SENDO QUE A CAUSA MORTIS DELE EM CERTIDÃO DE ÓBITO É CANCÊR, INFECÇÃO GENERALIZADA, ETC.O NOME VERDADEIRO É WILSON SOARES LEITE, NENÊ DE SOROCABA, IRMÃO DE RODOLFO LEITE SOARES.WILSON VIVIA EM GO, HÁ VÁRIOS ANOS, FUNCIONÁRIO DA SEC. FAZENDA APOSENTADO, HOUVE NOTÍCIAS DE QUE ESTIVESSE VIVO, SOFRENDO TORTURAS FÍSICAS E MENTAIS, IMPOSSIBILITADO DE REAGIR PELO CANCÊR DE PRÓSTATA.ACREDITA-SE QUE TENHA SIDO UM PEDIDO SILENCIOSO DE SOCORRO A FOTO ANUNCIADA DO DIA 13, DIVULGADA EM GOIÂNIA ONDE VIVIA TODOS ESTES ANOS.FAVOR COMO JORNALISMO INVESTIGAR VERIFICAR SE O SR. DA FOTO NÃO É O SR. WILSON, ENVOLVIDO NUM PROCESSO DE FALSIDADE IDEOLÓGICA DO QUAL SE TORNOU BODE EXPIATÓRIO POR FAZER QUE OS DECLARANTES ASSINASSEM SUAS CULPAS EM RELAÇÃO À VÍTIMA, E NUM OUTRO PROCESSO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA COM A EX-ESPOSA.NUNCA FUMANTE, SUSPEITA-SE QUE O APARELHO SEJA HOJE NECESSIDADE PELAS PRÁTICAS DE QUEM O CUIDOU, FUMANTE PASSIVO EXPOSTO AO FUMO E A GÁS DE COZINHA, INALANDO , SEM CONDIÇÕES DE SE MOVER DEVIDO A FRAQUEZA.DENÚNCIAS OUTRAS FORAM ANONIMAMENTE FEITAS, MAUS TRATOS, FICAVA SOZINHO, SEM ÁGUA E COMIDA E AGRESSÕES FÍSICAS TAMBÉM.UM DOS DENUNCIADOS É FUNCIONÁRIA DA SEC. DA SEGURANÇA PÚBLICA, AMANCIA ROCHA DE ASSIS DA PC-GO, SOFREU MUITAS PERSEGUIÇÕES EM VIRTUDE DO FATO POIS A MESMA É IRMÃ DE UM DELEGADO DA SECRETARIA DE SEGURANÇA.OS IRMÃOS DO WILSON, ALÉM DO RODOLFO SOARES SEU EX-DIRETOR DE REDAÇÃO, SÃO WILIAM LEITE DE OLIVEIRA E NALY LEITE ARMANI, CIDADÃO DE SOROCABA.UM TERMO DE DECLARAÇÕES, DESCOBRIMOS, FOI FEITO NO 70 BATALHÃO DA PM JUNTO AO SENHOR TENENTE POLICENO QUE TAMBÉM SOFREU PRESSÕES PARA NÃO PROSSEGUIR NAS INVESTIGAÇÕES.NECESSÁRIA SE FAZ A DENÚNCIA DESTA FORMA POIS EXISTEM VÁRIOS INTERESSES EM TORNO DE CRIMES COMETIDOS CONTRA WILSON ANTES DE MORTO, QUANDO "MORTO" E AGORA RESSUCITADO, E ESTAMOS NO NORTE DO PAÍS, E SOMOS UMA EQUIPE QUE DENUNCIA, MAS ANONIMAMENTE.SABEMOS QUE O JORNAL É DE CREDIBILIDADE E FAZ UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO SÉRIO. OBRIGADO.EQUIPE Z.

Anônimo disse...

EXCELENTE MATÉRIA SOBRE WILSON SOARES LEITE, ACREDITO QUE DAVA SER FEITAS INVESTIGAÇÕES PARA GARANTIR A INTEGRIDADE DO CIDADÃO POIS VIVEMOS EM UM PAÍS NO QUAL COISAS ESTRANHAS, FATOS ESTRANHOS ACONTECEM TODOS OS DIAS E NEM SEMPRE CHEGAM AO CONHECIMENTO DOS LEITORES.PARABÉNS JORNAL CRUZEIRO DO SUL.CONTINUEM PROMOVENDO A DEFESADE PESSOAS TORTURADAS.P.A.S.

Anônimo disse...

muito triste o que podemos ver na televisão, rádio, jornais, este senhor, Wilson SOARES, DEVE SER UM BOM HOMEM, e neste sofrimento, longe da família, lemos aqui em casa, em família,um filho meu de 40 anos assistiu uma missa ele era ministro da eucaristia na capital.Parabéns por Sorocaba-São Paulo também se preocuoar com nós.Maria Heloisa.