terça-feira, 13 de outubro de 2009

Cuiabá




Documentário Povo Marcado
em Cuiabá
na abertura do
Festival de Cinema e Vídeo
------------------------------------------------------




Folha 3


Festival de Cinema começa hoje


Publicado em : 05/10/2009 às 10:17 .


http://www.folhadoestado.com.br/0,,fCBA0,,fCBA845E-festival-de-cinema-comeca-hoje

.

A noite de estreia do 16º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, que ocorre hoje, às 19h, no Cine Teatro, está imperdível. Cinco obras serão exibidas entre vídeos, curtas, médias e longa-metragens que concorrem às mostras competitivas e não-competitivas. . A primeira projeção será o histórico “Le Voyage dans La Lune” (França-1902) do diretor Georges Méliès. Uma das primeiras obras produzidas do gênero no mundo. A ficção científica conta a estória de um grupo de cientistas que se veem em sérios perigos quando pisam em solo lunar, sendo capturados por extraterrestres. . Muda, a película será acompanhada por trilha sonora original criada pelo músico Danilo Bareiro, que tocará durante a projeção. Em seguida, já concorrendo na mostra competitiva, será apresentado o videoclipe mato-grossense “Confissão sem Culpa” , da banda Branco ou Tinto (5 min), dirigido por Leonardo Sant´Ana.

.
Logo depois, também na competitiva, o público poderá acompanhar o média-metragem “Povo Marcado”, de Werinton Kermes e Luciana Lopez (30 min) e os curta-metragens “Wenceslau e a Árvore Gramofone”, de Adaltberto Müller (15 min), e “Dossie Rê Bordosa” (16 min), de Cesar Cabral. . A última obra exibida na noite de estreia brindará os presentes com o longa-metragem “O Homem que Engarrafava Nuvens” (106 min), do diretor Lírio Ferreira. O filme concorre na mostra competitiva e traz a Cuiabá a atriz Denise Dummont (produtora), que o fez para conhecer e homenagear a obra de seu pai - Humberto Teixeira. Também virá a Cuiabá o cineasta Jayme Del Cueto, diretor dos filmes Memórias do Cárcere e Insônia. Ainda estará na capital André Sá.
.

No total, serão exibidas mais de 70 produções e diversas exibições diárias que trarão para a capital mato-grossense o melhor da produção cinematográfica brasileira dos anos de 2008 e 2009. Toda a programação do evento, cujo tema será Astronomia, Arte e Tecnologia, numa alusão aos 400 anos das primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei, pode ser acompanhada no site: www.cinemaevideocuiaba.org/site.
.

O Cine-Teatro Cuiabá fica localizado à Av. Getúlio Vargas, Centro de Cuiabá e tem várias linhas de ônibus que param bem em frente e próximo ao local. Quem preferir ir de carro pode ficar sossegado, pois estará aberto ao público o estacionamento Rogério Varanda, localizado à Rua Barão de Melgaço, em frente ao Banco Bradesco. O Varanda dispõe de um serviço que leva o carro para outro estacionamento localizado à Rua Campo Grande, caso o primeiro lote esteja cheio.

.

Quem patrocina o festival é a Petrobras com o apoio dos Ministérios da Cultura e Integração Nacional, IICA, Conselho Estadual de Cultura e Governo do Estado de Mato Grosso. Realizado pelo Instituto Cultural América (Inca). . Astronomia . O Festival também tem em sua programação, oportunidades de reciclagem de ideias. “O lado escuro do universo” será o tema da palestra do professor Márcio Maia, que faz parte da programação do 16º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá. O palestrante tem experiência na área de Astronomia com ênfase em galáxias. Portanto, mais do que gabaritado para levar os participantes às estrelas. A palestra gratuita, que acontece dia 6, 16h30, vai ao encontro com o tema do Festival: “Astronomia, Arte e Tecnologia”. . Viagem pantaneira . “Viajando Pelo Céu do Pantanal” é o tema da palestra que acontece, dia 11, às 16h30, dentro da programação do 16º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá. Quem ministra é a professora Telma Couto da Silva, associada do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ela vai discorrer sobre constelações e a associação que é feita com as alterações no clima em geral, dando um enfoque à observação do céu de Cuiabá. Além disso, a palestra ensinará a localizar os pontos cardeais locais e as principais constelações presentes na região do pantanal. Os participantes serão preparados para a observação noturna do céu da capital. A entrada é gratuita. Mais informações no site www.cinemaevideocuiaba.org .


.


Escola vai ao Cinema . A programação ampliada chega também a alunos e moradores da periferia de Cuiabá, público que, em sua maioria, são excluídos das salas de exibição, terão a oportunidade de ver filmes gratuitamente nos dias 8 e 9, sempre às 14h, através do projeto “Escola vai ao Cinema”, que integra a programação do 16º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá. Para estimular a formação de identidades culturais o projeto prioriza a exibição de filmes que valorizam a cultura brasileira e mato-grossense.

.


REPORTAGEM LOCAL
------------------------------------------------------------------------








Festival de Cinema estreia com clássico francês


http://www.matogrossoonline.com.br/artigo.php?id=6967240


A noite de estreia do 16º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, que ocorre nesta segunda-feira (05.10), às 19h, no Cine Teatro, está imperdível. Cinco obras serão exibidas entre vídeos, curtas, médias e longa-metragens que concorrem às mostras competitivas e não-competitivas.
.
A primeira projeção será o histórico “Le Voyage dans La Lune” (França - 1902), do diretor Georges Méliès. Uma das primeiras obras produzidas do gênero no mundo. A ficção científica conta a estória de um grupo de cientistas que se veem em sérios perigos quando pisam em solo lunar, sendo capturados por extraterrestres. Muda, a película será acompanhada por trilha sonora original criada pelo músico Danilo Bareiro, que tocará durante a projeção. Em seguida, já concorrendo na mostra competitiva, será apresentado o vídeoclipe mato-grossense “Confissão sem Culpa" , da banda Branco ou Tinto (5 min), dirigido por Leonardo Sant’Ana.
.
Logo depois, também na competitiva, o público poderá acompanhar o média-metragem “Povo Marcado”, de Werinton Kermes e Luciana Lopes (30 min) e os curta-metragens “Wenceslau e a Árvore Gramofone”, de Adaltberto Müller (15 min), e “Dossie Rê Bordosa” (16 min), de Cesar Cabral. A última obra exibida na noite de estreia brindará os presentes com o longa-metragem “O Homem que Engarrafava Nuvens” (106 min), do diretor Lírio Ferreira. O filme concorre na mostra competitiva e traz a Cuiabá a atriz Denise Dummont (produtora), que o fez para conhecer e homenagear a obra de seu pai - Humberto Teixeira. Também virá a Cuiabá o cineasta Jayme Del Cueto diretor dos filmes Memórias do Cárcere e Insônia. Ainda estarão na capital André Sa .


.
No total, serão exibidas mais de 70 produções e diversas exibições diárias que trarão para a capital mato-grossense o melhor da produção cinematográfica brasileira dos anos de 2008 e 2009. Toda a programação do evento, cujo tema será Astronomia, Arte e Tecnologia, numa alusão aos 400 anos das primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei, pode ser acompanhada no site: www.cinemaevideocuiaba.org/site.
.


O Cine-Teatro Cuiabá fica localizado à Av. Getúlio Vargas, Centro de Cuiabá e tem várias linhas de ônibus que param bem em frente e próximo ao local. Quem preferir ir de carro pode ficar sossegado, pois estará aberto ao público o estacionamento Rogério Varanda, localizado à Rua Barão de Melgaço, em frente ao Banco Bradesco. O Varanda dispõe de um serviço que leva o carro para outro estacionamento localizado à Rua Campo Grande, caso o primeiro lote esteja cheio. Quem patrocina o festival é a Petrobras com o apoio dos Ministérios da Cultura e Integração Nacional, IICA, Conselho Estadual de Cultura e Governo do Estado de Mato Grosso. Realizado pelo Instituto Cultural América (Inca).
.
.
Em 04/10/2009 às 19:44:43 - por Redação/Ascom


------------------------------------------------------------------



http://www.entrevia.com.br/?pg=noticia&id=11749




Notícia Postada em 05/10/2009

Festival de Cinema de Cuiabá entra em cartaz daqui a pouco



Daqui a pouco todas as luzes, as câmeras e as ações da cena audiovisual do Centro-Oeste estarão voltadas para o Cine Teatro em Cuiabá/MT. É quando começa gratuitamente, a 16ª edição do Festival de Cinema e Vídeo da capital mato-grossense. O evento vai até dia 11 e traz como tema: “Astronomia, Arte e Tecnologia”, uma alusão aos quatro séculos das primeiras observações de Galileu Galilei e que vem ao encontro do universo do cinema, que sempre apresenta astros e estrelas de primeira grandeza. Uma delas é a homenageada desta edição, a atriz, Darlene Glória, verdadeiro ícone de todas as fases da sétima arte brasileira.


.



A programação está bem variada e traz filmes para adultos e crianças. Abre espaço também para a temática indígena e produções cinematográficas provenientes das aldeias de Mato Grosso. Ao todo serão apresentadas cerca de 70 produções entre longas, médias e curta-metragens, juntamente com vídeos, que não competem nas Mostras, mas pela preferência da platéia, que poderá votar após a sessão numa urna que ficará disponível no local.


.


Neste primeiro dia, às 19h, o público começa o rumo ao universo cinematográfico pela “Viagem à Lua” de Georges Meliès. Depois, assiste a estrela ascendente dos meninos da banda Branco ou Tinto, que concorrem com videoclipe do diretor, Leonardo Sant’ana, com a música “Confissão sem culpa”. A próxima Mostra competitiva da noite será a de Média-metragem que apresenta “Povo Marcado”, dos diretores Werinton Kermes e Luciana Lopez. Povo Marcado é o nome de um programa de rádio produzido por detentas da Cadeia Pública de Votorantim/SP. O documentário mostra esse projeto e traz a certeza de que o encarcerado, além de pagar por um crime que cometeu, necessita também de uma oportunidade, tanto de trabalho quanto de voz. Foi realizado a partir de um trabalho desenvolvido por quem não tinha expectativa nenhuma e que fez emergir nos meios de comunicação um universo de vozes caladas, que desejam ser ouvidas, por mais incômodas que possam ser as mensagens que elas veiculam.




.


Manoel de Barros – A obra do poeta cuiabano Manoel de Barros é quem inspira o curta-metragem “Wenceslau e a árvore gramofone”, de Adalberto Müller/RJ. Na estória o menino Wenceslau descobre o mundo através dos escritos de seu avô (textos de Manoel de Barros), enquanto cresce na casa antiga onde mora uma estranha árvore.


.


Documentário fictício – O outro curta da noite, Dossiê Rê Bordosa, mostra ao público um novo olhar cinematográfico que mistura documentário e ficção. A sinopse traz pistas do que a plateia verá neste trabalho de César Cabral/SP. Fama? Ego Inflado? Espírito de Porco? Quais os reais motivos que levaram Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação? Este documentário em animação stop motion investiga este vil crime.


.


Longa – O longa da noite que abre a Mostra Competitiva desta categoria apresenta “O homem que engarrafava nuvens”, com a presença da co-produtora, Denise Dumont, cuja direção é de Lírio Ferreira/RJ. Este documentário-musical fala sobre a vida e a obra do compositor, advogado, deputado federal e criador das leis de direito autoral, Humberto Teixeira, também conhecido como "O Doutor do Baião" por ser o autor de clássicos populares como Asa Branca.


.


Adriana Nascimento



.



Assessoria Inca




-------------------------------------------------------------------------------------





























.

Nenhum comentário: