terça-feira, 13 de outubro de 2009

Povo Marcado foi exibido em Presídio do Mato Grosso




Quinta, 08 de outubro de 2009, 12h00


FESTIVAL DE CINEMA




Mostra de filmes anima o dia
de reeducandas e funcionários no
presídio Ana Maria do Couto


http://www.secom.mt.gov.br/ng2/conteudo2.php?sid=65&cid=55062&parent=46


LUZIA ARAÚJO
Assessoria/Sejusp-MT



Muita pipoca, refrigerante e um telão animaram a tarde das reeducandas do Presídio Feminino “Ana Maria do Couto May”, nesta quarta-feira (08.10). Cerca de 40 reeducandas participaram de uma sessão de cinema oferecida pelo 16º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, como parte da mostra itinerante do evento.

As reeducandas tiveram a oportunidade de assistir a seis curtas-metragens da produção nacional. Os filmes exibidos foram ‘A pensão’, ‘Criminosos’, ‘Brasília’, ‘Beijo Francês’, ‘O menino que plantava inverno’ e o ‘Povo Marcado’.

Essa é a quarta vez que as reeducandas participam do festival. A iniciativa sempre animou as reeducandas e funcionários do presídio por oferecer um momento de lazer que sai da rotina diária da unidade. A organização do festival planeja realizar a sessão no próximo ano.

Para a reeducanda Márcia Ribeiro de Oliveira, de 19 anos, é boa a ideia de trazer cultura para o presídio, “porque o que vemos todos os dias aqui são apenas grades, grades e grades. Assistindo os filmes consigo me distrair e parar de pensar nos problemas estou gostando de todos os filmes”, disse.

Além das reeducandas também participaram da sessão os familiares, que estavam fazendo visita na unidade.

Segundo a diretora do presídio, Fabiana Maria Auxiliadora da Silva Soares, a opção por apresentar os filmes em dia de visita é mais uma oportunidade para que os familiares possam se relacionar com as reeducandas em uma atividade cultura.

Nelci Santana da Silva, 27 anos, que estava recebendo naquela tarde a visita de sua mãe, Florentina Santana, gostou da ideia de criar cinema dentro de uma área do presídio. “Essa atividade ajuda a nos animar e distrair um pouco aqui”.

Florentina, mãe de Nelci, conta que na sua casa não tem televisão e por isso não tem costume de assistir filmes. É a primeira vez que participa de algo parecido com um cinema e se divertiu. Dona Florentina diz que é muito importante trazer para o presídio atividades culturais, pois é melhor que ficar sem fazer nada.

Fabiana ressalta que além das atividades, como corte e costura, educação, culinária, horta, jardinagem e manufatura de crinas oferecidas pelo presídio, é importante que a unidade possa contar com apoio da sociedade na organização de atividades culturais para que as reeducandas possam ter acesso a diversão, lazer e integração. “E o mais importante é o acesso a cultura, pois as reeducandas estão privadas de liberdade, não de cultura”, afirmou a diretora.

Mais informações sobre o 16º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá pelo site http://www.cinemaevideocuiaba.org




.

Nenhum comentário: